Mais um artigo sobre argolas!

Contribuição da Maristela da BsB Slings!

Atenção Consumidor! Segurança das argolas

Saiba aqui as diferenças entre plástico, acrílico e nylon, ferro, inox e alumínio!

ARGOLAS DE ACRÍLICO:

USO: para slings de brinquedo, apenas para carregar bonecas, têm apenas uma vantagem: são bonitas e fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos.

DESVANTAGENS: todas! Extremamente frágeis e quebráveis.
O que é acrílico? é um material termopástico rígido e transparente; também conhecido como “vidro acrílico”. É menos denso que o vidro (mais leve) e tem maior ponto de impacto que ele. Ou seja, quebra em pedaços grandes e não em pequenos estilhaços.

CONSIDERAÇÕES: Só de ser um material comparado ao vidro, mesmo sendo um plástico não precisa dizer mais nada. IMPRÓPRIO PARA SLINGS!

ARGOLAS DE MADEIRA:

VANTAGENS: Para slings de brinquedo, para carregar bonecas, podem ser uma boa opção de acessibilidade, pois podem ser facilmente encontradas em lojas de cortinas, artigos de artesanato, armarinhos em geral.

DESVANTAGENS: Todas! Frágeis e perigosas. Até para slings de brinquedo são ruins, pois em contato com água apodrecem e atraem microorganismos.

CONSIDERAÇÕES: difícil imaginar o que passa pela cabeça de quem fabrica slings com argolas de madeira. O sling será lavado inúmeras vezes, as argolas não saem do sling e vão junto com o tecido para a água. Muitas vezes!!!! Irão enfraquecer, acumular micróbios, mofar. Péssimas!!!!

ARGOLAS DE FERRO:

VANTAGEM: resistência.

DESVANTAGENS: Oxidam, ou seja, enferrujam. Pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Muitas argolas aparentemente adequadas, e até bonitas, são na verdade, feitas de ferro. São geralmente revestidas por uma camada de níquel, zinco ou cromo, que são metais pesados, tóxicos, mas que dão a aparência brilhante e bonita à argola. Com impactos, esta camada geralmente solta-se da argola, descascando. O lugar onde descasca fica desprotegido e enferruja em contato com a água. Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã gruda, a argola pode ser linda, mas é de ferro e desaconselhamos o uso.


ARGOLAS DE AÇO INOX COM EMENDAS

VANTAGENS: resistentes, se de boa procedência; preço mais acessível.

DESVANTAGENS: depende da emenda. Geralmente são soldadas, e a qualidade desta solda é que vai definir se a argola é resistente. E também a maneira como foi feita a solda. São um pouco pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Fabricantes sérios e tradicionais no Brasil comercializam slings com argolas de aço inox com emendas sem problemas, pois conhecem a procedências das mesmas e preocupam-se com a qualidade do produto (afinal, têm um nome a zelar). Mesmo assim é preciso observar se as emendas são discretas, pois emendas muito grosseiras podem danificar o tecido do sling durante o ajuste e durante os movimentos naturais do uso, na parte em que estão fixas. Este dano pode oferecer riscos.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS ACHATADAS

VANTAGENS: Bonitas e resistentes.

DESVANTAGENS: Elas travam o sling com mais propriedade que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. Esta dificuldade de ajuste faz com que a pessoa force mais o tecido ajustando, podendo até danificá-lo, principalmente se o uso e as tentativas de ajuste forem muito constantes.

CONSIDERAÇÕES: As argolas achatadas funcionam como fivelas, sendo mais fácil folgar o tecido durante o uso do sling do que apertá-lo. Fica difícil ter de retirar a criança do sling para realizar os ajustes, então as pessoas acabam ajustando mal o tecido, tornando o uso desconfortável e, se estiver folgado demais, a criança não fica segura. Algumas pessoas desistem de usar o sling por causa disto.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS

VANTAGENS: Muitas. Extremamente seguras. Brilhantes, realmente muito bonitas. 100% lisas, facilitam o deslize dos tecidos durante os ajustes.

DESVANTAGENS: São poucos fabricantes no Brasil que produzem estas argolas, então o acesso é bem restrito. Algumas pessoas acham pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Se o fabricante de slings que você contatou utiliza estas argolas, pode ter certeza de que se trata de um excelente produto e de que é uma pessoas realmente criteriosa com a escolha das matérias primas.

ARGOLAS DE ALUMÍNIO

VANTAGENS: geralmente são produzidas nos Estados Unidos por uma empresa que exporta estas argolas para fabricantes de slings no mundo inteiro. São feitas exclusivamente para este fim, e o fabricante dispõe de laudos técnicos atestando a resistência delas mediante testes de laboratório. São muito bonitas e possuem um brilho fosco. São leves e resistentes. Suas dimensões e características são consideradas ideais.

DESVANTAGENS: O preço. A compra é feita em dólar, e sofre as sua variações de valor. Além disto, tem os impostos e taxas alfandegárias, que são repassadas ao produto.

CONSIDERAÇÕES: São, sem dúvida, uma excelente opção e altamente recomendadas, mas muitos fabricantes buscam outras alternativas igualmente seguras visando tornar o preço do sling um pouco mais acessível.

ARGOLAS DE NYLON INJETADAS


O QUE É NYLON?
O nylon é um polímero amplamente utilizado na indústria. Com o nylon fabricam-se tecidos, linha de pesca, cordas para violão, parafusos e engrenagens para a indústria, linha para sutura em cirurgias, pois é um material extremamente resistente ao desgaste e tracionamento, além de ser inerte ao organismo (atóxico). Usado também em pára quedas, cintos de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo. Nylon é nylon, e plástico é plástico: coisas bem distintas!

VANTAGENS: Muitas! São leves, muito resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores.

DESVANTAGENS: Fabricação restrita, preço.

CONSIDERAÇÕES: Altamente confiáveis, sejam nacionais ou importadas do mesmo fabricante de argolas de alumínio norte-americano. O nylon é injetado em formas cilíndricas e por esta razão as argolas são inteiriças.

ARGOLAS CONTRA-INDICADAS: de madeira, acrílico, de ferro niquelado, cromado ou zincado, e plástico.

ARGOLAS COM INDICAÇÃO RESTRITA: de aço inox com emendas; ou achatadas, ainda que inteiriças.

ARGOLAS ALTAMENTE RECOMENDADAS: De nylon, nacionais ou importadas; de aço inox sem soldas ou emendas (cilíndricas); de alumínio, importadas.

Lembre-se: as costuras devem ser reforçadas e bem feitas. Os tecidos devem ser resistentes, de boa procedência. Existem tecidos baratos, alguns chineses e coreanos que não recomendamos. Preferimos e utilizamos tecidos produzidos no Brasil.

Texto: Maristela Holanda, para BsB Slings.
Fonte: http://www.bsbslings.blogspot.com

Sobre Marilia Mercer

Esposa e mãe em primeiro lugar. Slinguista por vocação e opção! Consultora de Babywearing.
Esse post foi publicado em Argolas impróprias, Costura e acabamento, Segurança, Tecidos impróprios e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s