Perguntas Frequentes sobre Slings

O que é um sling?

Sling significa tipóia em inglês. Mas denomina também os carregadores de bebês que não tem nenhuma parte dura que fique em contato com o bebê e que são ergonômicos. Chamamos de “não estruturados”, pois eles se amoldam à anatomia da coluna e do corpo do bebê.

Desde quando e até quando posso usar o sling com meu filho?

Desde que ele nasce até quando ele estiver com mais ou menos uns 20 kg. Na realidade você vai usar sempre que precisar carregar seu filho no colo, muitas crianças mesmo depois dos 2 anos precisam ser carregadas e o sling vem para ajudar, distribuindo o peso e dando maior conforto.

Quais são os tipos de carregadores de bebês?

Existem inúmeros tipos! Em muitos lugares no mundo, nas mais diversas culturas se carrega o bebê com o auxpilio de alguma tipóia, algum tecido. Mas os mais populares no momento são:

Sling de Argola

Pouch Sling

Wrap Sling ou Encharpe

Mei Tai

Você ainda pode improvisar com um pedaço de tecido ou lençol:

Se o tecido for quadrado (1,40 X1,40) chamamos de Kepina. O nó deve ficar nas costas.

E o canguru é um sling?

Não, ele é um carregador estruturado, e não é indicado (apesar da indústria não gostar que falemos isso) pois deixa as perninhas do bebê numa posição não ergonômica (penduradas).

Será que vou conseguir usar o sling?

Desde que ele seja feito com materiais apropriados, argolas do tamanho e composição corretos (alumínio, inox ou nylon), tecido resistente mas confortável de preferência 100% algodão (não necessariamente algodão, existem tecidos com poliéster que se usam para fazer slings também, mas o bebê não pode ser alérgico), e instruções detalhadas não haverá motivos para não conseguir usar um sling. Se milhões de pais através da história e ao redor do mundo conseguem, sim você consegue!

E é seguro?

O sling pode ser uma ferramenta muito útil se usado corretamente. Ao comprar seu sling procure obter informações de como usá-lo. Se você tem alguma amiga que usa o sling é interessante também trocar informações e tirar dúvidas. Procure slings de qualidade! As vezes o barato pode custar caro.

No sling de argolas preste atenção no tecido, se é resistente e fresquinho. Se tem uma costura reforçada que prende as argolas e se as argolas são próprias para slings.

No pouch deve-se prestar atenção no tecido, nas costuras e se ele tem o tamanho correto. Um pouch muito pequeno você não vai conseguir usar e um muito grande o bebê vai ficar em uma posição perigosa.

No wrap você deve verificar se o tecido não tem muita elasticidade. Alguns wraps são feitos em malha e outros em tecido plano. Se for muito elástico fica ruim de usar, o bebê fica “quicando” ou pior, vai ficando cada vez mais baixo até ficar numa posição perigosa.

No meitai você deve prestar atenção nas costuras. Principalmente nas que prendem as faixas ao corpo do meitai, elas devem ser muito reforçadas.

Todos os modelos devem ter um manual com instruções.

E ele deve combinar com seu estilo, afinal o sling é basicamente uma peça de roupa que usamos para “vestir” o bebê em nós!

Não machuca o bebê?

Desde que usado corretamente o sling não machuca e nem prejudica o bebê.

Eu uso sling, mas minhas costas/pescoço doem.

Provavelmente há alguma coisa errada com a maneira de usar o seu sling. Pode estar embolado no pescoço, muito embaixo, com o tecido embolado nas costas. Mas se mesmo ajeitando essas coisas a dor persistir, procure um médico, a dor pode estar relacionada com algum problema de saúde e não com o sling em si.

Onde posso encontrar o sling?

Na internet há vários fabricantes sérios que prezam pela segurança e qualidade (listados aqui no blog). Você pode encontrar também em lojas, mas se a vendedora não souber explicar do que o sling é feito e como se usa FUJA!

Slingar está em evidência e muitas pessoas que visam somente o lucro se aproveitam para colocar no mercado produtos de baixa qualidade e com preço muitas vezes igual aos de qualidade superior. Tenha bom senso na hora de comprar seu sling!

Uma dica: Procure por Sling + sua cidade no Google e faça uma visita!

E aquele sling da Claudia Leitte?

Aquele carregador não é um sling. É um Baby-bag (Bolsa de bebê). Ele possui um apoio duro onde fica as costinhas do bebê. E apesar de atrair por parecer versátil e moderno é meio complicado de usar e se usa bem pouco tempo, assim como o canguru.

Espero ter contribuído para a escolha de um produto de qualidade e que vai ajudar muito o seu dia a dia!

Marilia Mercer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s